Seja diferente na entrevista de emprego

Seja diferente na entrevista de emprego.

Veja os principais pontos para ser diferente.

Segundo o portal D’hire Marketplace de Recrutamento Especializado online , a inteligência emocional é a habilidade mais importante para o entrevistador, mas não é a única:

Inteligência emocional –                       75,70%

Gerenciamento de pessoas –               65,20%

Resolução de problemas –                   58,80%

Orientação para clientes –                    47%

Negociação e Tomada de decisão –    42,90%

Baseado nos dados acima resolvi escrever um artigo para auxiliar quem vai fazer entrevista, pelo menos para começar a desenvolver algumas habilidades.

Tanto se fala em Inteligência emocional, persuasão e influência, marketing pessoal, que dentro das maiores discussões, já estão criando a gestão de emoções, que incluí o conhecimento em administrar as próprias emoções e a dos outros.

Pessoas especializadas em Inteligência emocional, dizem que a mesma vem desde a da infância, mas na vida da gente basta treinamento e estudos para adquirir um conhecimento ou até mesmo uma HABILIDADE EMOCIONAL.

Falo por experiência própria, investir em treinamento das habilidades necessárias para conseguir uma vida melhor, por exemplo hoje no mundo temos crises uma a trás da outra, embora a crise sempre existiu, talvez não com tanta agressividade ao ser humano. Mas como estava dizendo, sobre habilidades, cito a resiliência como uma das principais habilidades para suportar os momentos difíceis, ter resiliência dá um diferencial pessoal.

Existe a pessoa que o seu perfil é reclamar, é a forma que ela encontra para aliviar as tensões, mas sem resultado algum, além de deixar outras pessoas com atitudes de rejeição a ela.

Se você sente raiva de alguma coisa ou de alguma pessoa procure controlar esta emoção, existe uma forma milenar de controlar isso, conte até 10, 20 ou até deixe para o outro dia, antes de soltar reclamações que irão desagradar ou outros.

Então vejamos, nós precisamos corrigir com mais intensidade os sentimentos, tais como: Alegria, tristeza, ódio, raiva e principalmente a inveja. Procure verificar qual sua reação ao se deparar com um destes sentimentos, veja qual como você reage e procure corrigir, mas não corrija com outro sentimento ainda pior, utilizando a indiferença pelas pessoas e pelas coisas, este seria o caminho mais fácil, mas sem resultados, a pessoa escolhe este caminho e diz: para mim tanto faz, nem ligo. Resumindo então, procure refletir com cada reação ao se deparar com esta situação.

Você deve repetir todo este exercício para a reação das outras pessoas, veja qual a reação de cada uma em cada sentimento dela, a partir daí você saberá como controlar ou até mesmo orientar a pessoa. Se não conseguir nada com ela, veja você como pode administrar esta situação, sempre haverá uma solução, que não seja o confronto.

Você vai ver que quanto mais você faz este exercício com as outras pessoas, as peças vão se formando e montando o quebra cabeça, e cada vez mais vai ficando claro o caminho a seguir.

Dentro das habilidades necessárias a um profissional existe o MARKETING PESSOAL, que é aquela pessoa que não corre de problemas, também não se nega a auxiliar os colegas no trabalho e até na vida pessoal, falo isso devido ao item anterior onde você precisa traçar o perfil dos outros e pode verificar que talvez alguns irão necessitar de ajuda.

Finalizando posso dizer que se você vai a uma entrevista de emprego, procure ler sobre estes assuntos, assim poderá se preparar antecipadamente, sugiro o meu blog que tem vários artigos sobre estes assuntos.

Veja mais artigos www.mcmetadigital.com.br/blog

Quer levar uma palestra para sua empresa?

19 998870286

mcmetadigital@gmail.com

 

 

 

 

 

E-book grátis:

Duas estratégias passo a passo para aumentar suas  vendas.

Antonio Cincinato

Antonio Cincinato Marques é de Piracicaba SP, fundador do blog mcmetadigital, palestrante sempre trazendo a vivência do mundo corporativo quando o assunto é Capacitar e elevar a Performance profissional.

Website: http://www.mcmetadigital.com.br/blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *