Persuasão e influência – Parte 2

Persuasão  e  Influência  

Martelo-de-Juiz

Persuasão  e  Influência

Antes de dar prosseguimento gostaria de tocar em um ponto muito importante que deve ser levado em consideração, até por uma questão humana, tudo o que você aprender sobre persuadir pessoas deve ser usado para o bem, nunca para prejudicar as pessoas, então Persuasão e Influência deve ser utilizado para ajudar as pessoas.

Robert Cialdini, psicólogo Americano, escreveu um livro “o poder da persuasão” e esteve no Brasil recentemente, Antes de mais nada, Cialdini define a Persuasão como “a habilidade de trazer as pessoas para o nosso lado, mudando apenas a maneira como apresentamos nossos argumentos”.

Para ele pessoas que não sabe como exercer influências sobre as pessoas e por isso perde oportunidades na vida, estão pessoas são chamadas de “Trapalhão”.

Assim como alertei no início do post ele também cita aquelas pessoas que utilizam da Persuasão e a Influência que possuem para fazer negócios ilícitos e desumanos, mas o sucesso destas pessoas é curto, à medida que as pessoas vão descobrindo que estão sendo lesadas e que a pessoa é não possuem o chamado caráter vão se afastando. Estas pessoas são chamadas de “Aproveitadores”.

“Detetives ou Proativas” são pessoas que conseguem se antecipar a aplicação das técnicas de persuasão, sem lesar, enganar ou coagir as pessoas.

Existem técnicas de influência e persuasão que estão presenta em nossas vidas muito mais do que a gente imagina, vamos ver algumas delas rapidamente:

RECIPROCIDADE: Você pode persuadir uma pessoa que está ao seu lado, convivendo com a mais perfeita harmonia em um mundo de trocas e você acaba fazendo favores e recebendo favores, então nos sentimos muito melhores em poder ajudar as pessoas e receber ajuda.

No mundo digital vemos todos os dias este exemplo de reciprocidade você deixa seu e-mail de recebe em troca algo que possa estar interessando a você. Um e-book, um vídeo… entre outros.

ESCASSEZ: Temos exemplo a toda hora na internet e na TV, anúncios como adquira já eu não garanto esta promoção por muito tempo ou então este preço somente para os primeiro 50 que ligarem. Algo assim, se vejo que não posso ter eu quero.

CONSISTÊNCIA: Consistência é uma coisa que todos queremos na persuasão e influência, na vida pessoal, profissional, queremos ser bom filho, bom pai, bom amigo, bom parceiro da esposa entre outros adjetivos que queremos para nós, queremos nosso passado limpo.

Temos outras técnicas que fazem parte do mundo da persuasão e influência, CONSENSO (Aceitação Social), AFINIDADE, AUTORIDADE (falamos na parte 1), A PERSISTÊNCIA, gostaria de falar sobre estas outras técnicas em um vídeo que estou colocando no Ar em breve.

Veja a parte de Cursos em meu site

Persuasão e Influência – Mensagem:

Tanto a Persuasão e o poder se levado para o lado errado não nos traz benefícios.

“Ter poder”: esta expressão ecoa forte no coração humano. O poder deslumbra, ofusca e pode facilmente se tornar o centro da identidade de um indivíduo. Seu brilho encanta e seduz, sua proposta é extremamente atraente e para muitos ele é a suprema ambição. Na verdade, o poder é uma das forças mais sedutoras em todos os tempos, e que se expressa nas atitudes de dominar, manipular, subjugar para que tudo possa ser feito segundo o próprio gosto e os próprios interesses. Não há ser humano que não tenha sido tentado pelo canto desta sereia. A cultura do poder suga o “espírito” da vida de uma comunidade, minando sua criatividade e fragilizando seus laços de convivência. Quem tem poder não age, dá ordens, jamais suja as próprias mãos, é impune e não deixa impressões digitais. Com isso, a vida se torna uma arena de disputas e competições. É o extremo de perversidade e de desvio do coração humano. Uma das mais graves distorções do poder é a cegueira situacional. Ao ocupar função de mando, a pessoa perde a visão do conjunto, sofre atrofia ótica e passa a enxergar tão-somente a sua situação de poder. O poder sobe à cabeça e induz, a quem o exerce.

Antonio Cincinato Marques

www.mcmetadigital.com.br

www.mcmetadigital.com.br/blog

Por bethlandim, em 02-04-2012 – site http://fmanha.com.br/

Foto: http://www.oradarsindical.com.br/ – blog do neto

E-book grátis:

Duas estratégias passo a passo para aumentar suas  vendas.

Antonio Cincinato

Antonio Cincinato Marques é de Piracicaba SP, fundador do blog mcmetadigital, palestrante sempre trazendo a vivência do mundo corporativo quando o assunto é Capacitar e elevar a Performance profissional.

Website: http://www.mcmetadigital.com.br/blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *