Os 03 passos para desenvolver sua inteligência emocional

Os 03 passos para desenvolver sua inteligência emocional

 

Para levar os 03 passos para desenvolver sua inteligência emocional gostaria de falar com vocês sobre inteligência emocional, vamos desmistificar o que é e como você pode desenvolver esta habilidade, então vamos para duas definições básicas:

“Inteligência emocional é a capacidade de identificar e gerenciar suas próprias emoções e mais importante ainda, administrar as emoções dos outros também”.

“A capacidade de gerir as emoções, incluindo a capacidade de regular suas próprias emoções e a capacidade de animar ou acalmar outras pessoas”. (Site: Psychology Today)

Nesta definição acrescentaria ainda: A capacidade de animar e acalmar a si próprio.

No meu ponto de vista não tem nada a ver com QI ou melhor, tenho certeza que são definições distintas,  conheço pessoas que são extremamente inteligentes e não conseguem gerenciar nem suas próprias emoções, então o QI deixou de ser a melhor maneira de se avaliar as capacidades e habilidades das pessoas.

Assista ao vídeo abaixo

Hoje os empresários não precisam somente de capacidade técnica para gerir seu negócio, o lado emocional está diretamente ligado aos seus resultados. Para aguçar sua liderança é preciso algumas habilidades, inteligência emocional, persuasão e influência e principalmente resiliência para suporta os impactos que as crises econômicas e políticas nos trazem.

Recentemente escrevi um artigo originalmente postado no portal Administradores – Planejamento 4.0, onde falo como planejar com tecnologia, para isto as habilidades que citei acima terão que estar presentes nos lideres, terão que saber formar equipes qualificadas e com capacidade de criar novas situações, já que, temos mudanças ou ajustes pelo menos quatro vezes por ano, no foco e no norte que estamos seguindo.

Para definir os 03 passos para desenvolver sua inteligência emocional a Inteligência emocional está diretamente ligada a alguns componentes comportamentais que são de extrema necessidade para o sucesso de comandos de equipes e de resultados pessoais e profissionais, são eles: Autoconhecimento e controle próprio, Facilidades de Relacionamento e Capacidade de Empatia.

Então como você pode adquirir a inteligência emocional e os componentes acima? Poderia te dizer para procurar ajuda de um profissional (coach), mas antes disso tem muitos outros caminhos que poderá seguir antes contratar alguém, a internet te dá muitas opções para estudar, existe pessoas que escrevem muito sobre o assunto, e te garanto que só pelo fato de você estar ganhando conhecimento outras opções irão aparecer, em meu blog tenho artigos sobre o assunto, entre outros leia, Liderança e a Inteligência emocional.

Então vamos aos 03 passos para desenvolver sua inteligência emocional

Primeiro Passo

Vamos fazer um exercício antes de qualquer coisa, convide 03 amigos para fazer algumas perguntas a eles, peça para responderem com sinceridade e faça as seguintes perguntas:

Como você me vê? Como eu sou no relacionamento?

Me diga quais 02 comportamentos positivos e 02 comportamentos negativos?

Com os resultados comece sua inteligência emocional imediatamente, lembre-se das definições que falei no início? Capacidade de gerenciar suas próprias emoções, porque digo isso, quando as respostas vierem esteja preparado e não perca o controle, poderá vir respostas que: não gostam de suas atitudes como Líder, que você não tem um bom relacionamento, que você é arrogante e até que você não tem acabativa e ainda alguns pode dizer que não convidaria você para trabalhar com eles se tivesse opção.

A partir das resposta comece a definir na sua vida o que você poderá fazer para aprimorar suas habilidades, com as respostas negativas comece imediatamente a corrigir estes pontos, o seu potencial e suas habilidades.

Certamente irão falar dos seus pontos positivos procure melhorar estes pontos ainda mais, se não falarem nada positivo, com certeza perguntou as pessoas erradas, que não gostam de você.

A partir das respostas tome uma atitude que já é própria da Inteligência Emocional, comece a melhorar e praticar seus pontos fracos e otimizar seus pontos fortes, a mudança precisa ganhar sentido, as pessoas precisam notar e assim começarão a fazer a mesma coisa, aos poucos você vai percebendo que o ambiente de trabalho ou em sua casa irão melhorar.

Segundo Passo

Dentro do processo de Liderança existe um método chamado DISC – Dominante, Influência, Segurança e Conformidade, não vou entrar no mérito agora mas procure fazer o teste (internet) e não fique procurando fazer com que o resultado seja o Dominante, porque este método será somente para achar seu perfil, se não for dominante não quer dizer que não seja bom, todos são bons, apenas são estilos diferentes.

A partir do resultado verá que poderá mudar muitas os seus métodos de trabalho e ir se aperfeiçoando, você irá refletindo sobre cada item do resultado.

Você pode perguntar, mas o que tem o método DISC com a Inteligência emocional? Tem tudo, porque se você aguçar a sua liderança ficará mais fácil de fazer um bom relacionamento com as pessoas.

Talvez você esteja pensando que seja a solução fazer o método DISC, não!!!! é apenas um caminho para dar um passo incrível para que você melhore sua condição emocional.

Terceiro Passo

Ative sua memória com a finalidade de acelerar o processo de adquirir inteligência emocional, Como você pode fazer isso? Comece a ler sobre os assuntos, Persuasão e Influência, Marketing Pessoal, Liderança, Resiliência e a própria Inteligência Emocional.

A partir daí comece a escrever artigos como este que estou escrevendo, procure fazer vídeos, monte um blog e comece a ganhar autoridade na internet, isto é, ficar conhecido, verá que sua memória estará ativadíssima. Por isso falei um pouco antes que não precisaria de contratar profissional para te auxiliar.

Depois de ganhar um bom conhecimento e estiver dominando o assunto, já conseguiu corrigir alguns pontos de seus comportamentos, acho válido fazer um curso ou contratar um coach.

Estes são os 03 passos para desenvolver sua inteligência emocional agora, os resultados irão depender de cada pessoa, por isso falei para fazer o teste DISC e falei também para gravar vídeos, porque são processos que aceleram e acabam com a timidez que certas pessoas possuem, e o fato de estar escrevendo artigos irá dar conhecimento nos assuntos, porque para escrever precisará pesquisar.

www.mcmetadigital.com.br

mcmetadigital@gmail.com

 

 

 

E-book grátis:

Duas estratégias passo a passo para aumentar suas  vendas.

Antonio Cincinato

Antonio Cincinato Marques é de Piracicaba SP, fundador do blog mcmetadigital, palestrante sempre trazendo a vivência do mundo corporativo quando o assunto é Capacitar e elevar a Performance profissional.

Website: http://www.mcmetadigital.com.br/blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *