Os 03 passos para conseguir resultados de uma equipe

Os 03 passos para conseguir resultados de uma equipe

1. Liderança e Autoridade

Você sabe motivar sua equipe?

Na teoria de Maslow, no livro psicologia para administradores ele coloca a remuneração no quesito segurança, a segunda necessidade dos colaboradores de uma empresa.

Agora falando em 2017 posso perfeitamente discordar dele, hoje a remuneração de uma forma adequada está sendo levado como a primeira necessidade, a vida está difícil, principalmente conseguir dinheiro.

Saber motivar sua equipe é uma tarefa para o líder moderno, cada funcionário tem um tipo de comportamento, é nesse ponto que entra a Inteligência Emocional, Veja a seguir:

O líder deve primeiramente saber definir suas emoções e controlar suas emoções.

O líder deve saber definir as emoções dos outros e saber controlar estas emoções.

O Líder deve estar motivado e saber se auto motivar.

Você pode perguntar: Mas como vou fazer tudo isso? Pela capacitação de sua liderança, se você não fez nada para isso ainda, comece pelo método DISC, onde você irá traçar o perfil de todos da sua equipe e seu próprio perfil.

São os estilos:

Dominância:

Voltado para processos, resultados.

Direto, Objetivo, Assertivo, Dominante, Autocrático.

Influência:

Voltado para pessoas, interação.

Comunicativas, Otimistas, Persuasivo, Otimista, Popular

eStabilidade:

Voltado para a cooperação com as pessoas.

Constância, Paciência, Saber ouvir.

Conformidade:

Voltado para a precisão dos processos e colaboração.

Detalhista, Lógico, Cuidadoso.

Pronto agora você já pode começar a trabalhar a equipe, mas antes fação o teste para saber onde você está.

O DiSC ® é uma ferramenta que permite que as pessoas compreendam rapidamente as suas preferências de comportamento no trabalho.

2. Capacitação da Equipe

Além de treinar a equipe sobre os produtos da empresa o Líder terá que se preocupar com a parte comportamental, existe uma pesquisa da revista Exame que diz que 87% das pessoas deixam as empresas por problema comportamentais. Eu considero que 100% das demissões são por problemas comportamentais, porque se a pessoas errou tecnicamente é porque está mal treinada, ou por estar desanimada ou procrastinando e estes são problemas comportamentais.

Devem receber treinamento e capacitação na parte das habilidades técnicas e de relacionamento, persuasão e Influência para lidar com os companheiros de trabalho e com os clientes.

Existem outros treinamentos importantes, administração do tempo, inteligência emocional, marketing pessoal, resiliência e a própria Liderança que citei no item anterior.

3. Processos da empresa, bem definidos.

Não existe como uma equipe de resultado sem estar de pleno conhecimento do todo da empresa, processos de vendas, de fabricação e principalmente de atendimento aos clientes e colaboradores.

Comunicação clara dentro da empresa, quais são os processos de trabalho, deixar claro a tarefa de cada um, se cada colaborador tiver que perguntar ao Líder a cada tarefa, vai desanimar os dois lados com certeza.

Realizar uma gestão eficaz de pessoas, individualmente ou em equipes, controlando o turnover (volume de negócios) e direcionando as ações aos objetivos da empresa;

Prever com rapidez possíveis problemas no processo de trabalho ou na equipe, propor alterações e proporcionar uma adaptação eficaz às mudanças;

Algumas considerações:

Neste cenário a liderança precisa manter a atenção na equipe, ver qual funcionário poderá ser promovido, porque muitas empresas fazem a opção de pegar o melhor operador e promove-lo a Líder, com isso perde um excelente operador e ganha um péssimo líder, tudo porque ele não está preparado.

Capacitação contínua

Treinamento de liderança com foco na autoridade, deixando sua equipe com alta performance, onde eles irão atuar com persuasão e com inteligência emocional, sabendo enfrentar conflitos, sabemos que os existe pessoas difíceis de lidar.

Feedback construtivo

Uma política de gestão de pessoas que puna severamente as eventuais falhas dos funcionários acaba criando um ambiente de medo e o objetivo não é este, a alta performance busca um ambiente de respeito e cumplicidade, onde todos abracem a causa da empresa.

Então o que fazer? O interessante é transformar ambiente agressivo em um lugar de harmonia, utilizando feedbacks construtivos e de desenvolvimento, o funcionário se sentira seguro para arriscar, sabendo que eventual erro não será severamente punido, com isso também a liderança terá facilidade de ver o perfil de cada um, a quantidade de erros, a necessidade de treinamento ou até mesmo aqueles que deverão deixar a equipe, troca-los por outros.

Manter um diálogo franco e aberto com a cúpula da corporação, passando as reais dificuldades e limites de ações, na busca de estabelecer objetivos reais para equipe.

Leve uma palestra de capacitação profissional para sua empresa.

Eleve a performance da equipe.

19 – 998870286

Mcmetadigital@gmail.com

 

E-book grátis:

Duas estratégias passo a passo para aumentar suas  vendas.

Antonio Cincinato

Antonio Cincinato Marques é de Piracicaba SP, fundador do blog mcmetadigital, palestrante sempre trazendo a vivência do mundo corporativo quando o assunto é Capacitar e elevar a Performance profissional.

Website: http://www.mcmetadigital.com.br/blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *