Liderança e a Teoria X, Y e Z

Geração X, Y, Z e a Liderança.

Hoje vivemos em um mundo da tecnologia, indústria 4.0, mas precisamos saber como chegamos até aqui, se você já é um Líder e está com dificuldade de posicionamento, se você é um Líder em começo de carreira ou se é um Líder a todo vapor, seria interessante ler este artigo.

Generation X Y Z Speedometer Words 3d Illustration rendering

Você já teve a curiosidade de olhar no dicionário o que significa a palavra “Chefe”?

Vai encontrar algo assim: “Individuo que tem autoridade para comandar, mandar e coordenar ou outros”.

Ou assim: Indivíduo com poder para ocupar lugar de mando.

Estas são algumas definições, mais adiante vamos ver a definição de Líder.

Se você tem mais de 45 anos certamente passou por esta fase, onde tudo começava em casa, na verdade o que você tinha dos seu Pai era um pouco de medo, apesar de gostar dele.

Os Pais, eram duros com os filhos, este perfil se estendia, a professores, chefes e até o padre da paróquia, tinha uma certa autoridade exagerada.

Este tipo de autoridade refletiu muito na geração “baby-boomer” * nascidos entre 40 e 55, alguns falam até 60, eles sofreram bastante nas mãos dos chamados “chefes”.

As coisas começaram a melhorar na geração X, nascidos entre 60 e 70, eles sofreram ainda autoritarismo, mas já começava a se falar em liberdade individual e de pensamento.

A partir de 1980, com a globalização da economia e a tecnologia avançando em passos largos com acesso a informações, surgiu a geração Y, antes de falar eles já sabiam apertar teclas, hoje já estamos falando de tecnologia avançada no mundo da TI, Medicina, e até na indústria, a chamada 4.0.

Líderes Teoria X e Teoria Y

Os líderes da teoria X, são mais chefes do que líderes, eles pensam que as pessoas estão agindo de maneira que não gostam de trabalhar e que ficam querendo esconder o trabalho.

Teoria X ainda possuem resistência a mudanças, acham que se mudar não vai dar certo, continuam fazendo como a 30 anos atrás e por isso acham que se mudar, vai dar tudo errado e muitas vezes se encaixam em um tipo de liderança, a autocrática, focado somente no resultado, tudo tem que acontecer de forma rígida.

Os líderes da Teoria Y abordam uma forma mais voltada ao estilo democrático, gostam de liberdade para trabalhar, sem pressão e acham responsáveis por suas ações, atirados, possuem o foco na tecnologia e acreditam que os controles devam ser automatizados e informatizados para dar certo.

O Líder de verdade nem é autocrático e nem democrático, é um líder pleno, defende o resultado e defende as pessoas e se preciso for as vezes é só autocrático e as vezes é só democrático, praticando a “liderança situacional” acho que podemos chamá-los de Teoria Z. **

Hoje podemos falar de liderança, um novo conceito em liderar, sendo, focado nas habilidades dos líderes e de seus colaboradores.

Liderar hoje significa conseguir o que você quer e o que precisa ser feito, através das outras pessoas, utilizando persuasão e Influência, mas sempre para o lado do bem.

Há um erro enorme no pensamento dos empresários, eles acham que o líder já nasce pronto e acabam promovendo pessoas erradas ao cargo, não posso negar que não são todos que irão conseguir se transformarem em verdadeiros líderes.

Líderes de hoje devem ser capacitados para assumir o cargo, existem habilidade da era moderna, como inteligência Emocional, Resiliência Persuasão e Influência, só assim eles conseguem conduzir a equipe e dar resultados, não existe mais aquela figura que mande e os outros obedecem.

O líder deve estar preparado para receber a terceirização da motivação dos seus liderados, Daniel Goleman diz que toda pessoa deveria se motivar sozinha, mas, na pratica não é isso que acontece, eles contam com a motivação do líder.

Se a direção da empresa não fazer nada para resolver a situação o Líder tem dois caminhos a tomar: Primeiro, ele pode deixar rolar e ver o que vai acontecer, com isso, a equipe fica desmotivada e os resultados são péssimos, o outro caminho e ele investir na capacitação da equipe, precisa ser inteligente em saber convencer a direção a capacitá-lo, nas habilidades da era moderna que citei acima.

*Baby boomer. Um baby boomer é uma pessoa nascida entre 1946 e 1960 na Europa (especialmente Grã Bretanha e França), Estados Unidos, Canadá ou Austrália. Depois da Segunda Guerra Mundial estes países experimentaram um súbito aumento de natalidade, que ficou conhecido como baby boom.

**A Teoria Z de William Ouchi é uma variante da TeoriaY. Defende que o trabalhador tem um grau de envolvimento similar ao dos gestores quando existe um sistema de recompensas e incentivos eficazes. 23 de nov de 2005

E-book grátis:

Duas estratégias passo a passo para aumentar suas  vendas.

Antonio Cincinato

Antonio Cincinato Marques é de Piracicaba SP, fundador do blog mcmetadigital, palestrante sempre trazendo a vivência do mundo corporativo quando o assunto é Capacitar e elevar a Performance profissional.

Website: http://www.mcmetadigital.com.br/blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *