Foi promovido a Líder? O que fazer?

Foi promovido a Líder? Quais erros você pode cometer.

Sabe-se que existe uma falta grande de líderes no mercado, então as empresas acabam cometendo um grave erro, escolhe o melhor operador e promove a líder, mas acaba perdendo o operador e criando um péssimo Líder, são raros os casos que acabam dando certo.

Agora, se foi promovido a Líder veja os principais erros que acaba cometendo.

  1. Não focar nas pessoas.

Um Líder pleno tem que saber focar nas pessoas e nos resultados, saberem ser democráticos e Autocráticos, mas em um primeiro momento não trate as pessoas como se fossem desprezíveis, lembre-se que só irá conseguir resultados através das pessoas, sozinho não vai conseguir.

  1. Comunicação

Nunca pense que seus liderados irão fazer as coisas exatamente como você faria, não é porque você sabe fazer que eles também devem saber, a arte do Líder é saber tratar das tarefas com o maior cuidado, ao comunicar a eles que o que você quer, seja claro, explique de maneira detalhada, passo a passo.

  1. Amizade dos liderados.

Um fato interessante vai acontecer, certamente você irá perder amigos, nem todos irão entender a sua promoção, por inveja ou porque queriam ser o escolhido, não perca a amizade com ninguém, mas também não os trate como se fosse proteger eles, ofereça condições de trabalho e cobre resultados.

Aqueles que não irão aceitar no momento oportuno substitua por outro ou peça a transferência dele para outro setor.

  1. Inteligência Emocional

Inteligência emocional é a capacidade que você tem de conhecer seu próprio perfil, traçar o perfil das outras pessoas, procure entender o perfil de cada um.

  1. Não dar retorno (Feedback)

Quando o assunto é liderança, o feedback é a ferramenta principal para o sucesso, 90% dos líderes não utilizam dar retorno aos liderados e os 10% que fazem não fazem de maneira 100% correta, não que a liderança não terá sucesso sem a utilização do feedback, mas poderia ser melhor.

No feedback são 04 pontos a serem considerados:

Resultado

O Líder deverá ver qual o resultado que o feedback deu a equipe ou ao liderado.

Comportamento

Cada liderado tem um comportamento após o feedback, nesse ponto entra a inteligência emocional que falei um pouco atrás, qual o perfil de cada um.

Plano de ação

Após conversar com o liderado trace juntamente com ele um plano de ação para corrigir e melhorar os pontos que estiverem falhos e dar performance aos que estiverem bem.

Monitoramento

Faça o monitoramento do plano de ação, veja os pontos que foram traçados.

  1. Delegar tarefas

O novo Líder muitas vezes fica agindo com liderado, achando que só ele sabe fazer, a caba executando as tarefas e os liderados ficam ociosos. Deverá pensar da seguinte maneira, tenho que conseguir resultados através das pessoas, então faça um plano de todas as atividades e veja o perfil de cada um e delegue.

 

E-book grátis:

Duas estratégias passo a passo para aumentar suas  vendas.

Antonio Cincinato

Antonio Cincinato Marques é de Piracicaba SP, fundador do blog mcmetadigital, palestrante sempre trazendo a vivência do mundo corporativo quando o assunto é Capacitar e elevar a Performance profissional.

Website: http://www.mcmetadigital.com.br/blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *